26 abril 2006

Confecção do trigo doce, uma tradição da Páscoa em Vitoreira

Apresentam-se fotos de como se faz o trigo doce.



depois de ter todos os ingredientes necessários, começa-se por mistura-los,
e amassam-se todos dentro do tradicional tabuleiro de madeira.


entertanto acende-se o forno de pedra, para que possa ficar devidamente quente.


deixa-se fermentar a massa durante algumas horas...



tendem-se os bolos....



e nao se podem contar porque se não eles não vão crescer...



passados alguns minutos, preparam-se, são cortados e "untados" com azeite.


levam-se ao forno previamente aquecido


ai estão eles no forno


sempre aquecidos em fogo brando




cá estão os ditos bolos no forno de pedra preparados para sairem



e por fim o resultado esperado, estes belos e apetitosos bolos de trigo doce da pascoa.


postagem de Pedro Figueiredo
e fotos gentilmente cedidas por Nuno Figueiredo


7 comentários:

rosafigueiredo disse...

Ora digam lá se isto não é um manjar dos Deus.Quentinho e com manteiga não há igual.

Pedro Figueiredo disse...

ola nuno!

se achares conveniente tas a vontade para acrescentar ou corrigir este post ou faz propostas de alteraçao porque eu fi-lo um pouco a pressa

um abraço

mar!ana disse...

Que aspecto!!!!
Também quero comer!!! Essa ideia da manteiga e do quentinho... bem, até me vêm as lágrimas as olhos só de pensar!!
Parabéns, está aqui um bom Blog!!

nunofigueiredo disse...

olá mariana seja bem aparecida!

ó reporter a maquina era minha!

ótentoolhar confesso que gosto mais de uns outros que fazia tambem a minha avo e que tinham chouriço.

ó rosita, quentinho e torrado tambem já comi e tava bem bom.

ó paiba de um abraço aí ao tio zé e tia ricardina e ao marcelo e á "zanja" que são de parada e da minha familia.

ó pedro ta bem.

ò atentolhar com essa de ser do benfica é que me lixou. Agora o meu código de ética benfiquista não me permite "pica-lo" mais.

Abraço a todos.

rosafigueiredo disse...

ó reporter!

fica a saber que as folhinhas servem para que o trigo não queime.

Se sabias podias ter dito logo.

rosafigueiredo disse...

ò morrosinha és mesmo toina,mas enganaste-me bem.
ve só o que andavas a perder não indo até ao centro do universo

Mário disse...

ó Sr. Nuno...inda tou à espera do meu... lol

deve ser delicioso... :D


Abraços